sexta-feira, 3 de outubro de 2008



08 de setembro de 2008 - segunda-feira

Caminho pelo espaço e observo outros olhos; uns já conhecidos, outros novos. Corpos cumprimentam-se e não escondem o final de semana num pós-almoço em plena segunda-feira.
Procuro um lugar na sala e me deito. Suspiro. Tento não fixar imagens, lembranças e diálogos. As nuvens passam ...
Vibrações "I", "A", "U" (deitada de costas)
"I" - músculos estendidos. Do centro em direção as extremidades, dedos entrecruzados das mãos e pés, calcâneo, tracionam o corpo. Direção opostas, cima-baixo.
"A" - posição 'aberta', braços e pernas são expandidos lateralmente.
"U" - posição "fechada", braços e pernas são expandidos em direção ao teto (vide imagem bebê acima).
"U" percussivo. "Tirar água das pernas, dos braços". Costas percute no chão.
Respiração, inspirar e expirar ... realiza-se o movimento no final da expiração.
Flexão, extensão: pernas/pés paralelos; em rotação externa; trajetória condicionada às necessidades perceptivas de cada um.
"Vibração sonora, percepção das "caixas de ressonância".
Exercício em dupla. Auxílio do outro através do toque para percepção da vibração interna.
Discussão do texto "Visões Mecanicistas e Holísticas": Observações relacionadas às atividades pessoais de cada participante, em geral, localizadas no âmbito do teatro. Alunos da graduação em artes cênicas. Compara-se dança e teatro. Focaliza-se o teatro seguindo uma trajetória mais rígida em relação à técnica corporal, enquanto a dança, realizando um percurso em direção oposta, à maior liberdade corpórea. Julgamentos de valor.

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