segunda-feira, 29 de setembro de 2008




01 de setembro de 2008 - segunda-feira


Uma pausa no cotidiano para cuidar de si. Percepções “guardadas na gaveta” preenchem novamente o corpo. Respiração: inspirar, expirar... Um simples ato - a cada ciclo, uma lembrança: Teatro, dança, canto, interação.

Fluxos de ar. Espirais que ascendem, descendem, circulam e ronavam as células. Agenciamentos, sensações e percepções constroem vivência e memória.

I, E, A, O, U - Sons, Vibrações.

Fragilidades corporais: joelho, coxa-femural, coluna lombar?
Ampliam-se as possibilidades para percepção da problemática há muito tempo já instalada – queda ?.

Assimetria lateral. Íliopsoas... foco de investigação, uma possível suspeita. Atualiza-se a memória. O corpo aceita/rejeita o movimento, medroso e instigado, entre pólos opostos, fragilizado.

Respiração. Outras e mais pausas para o cuidar de si. Fluxos espiralados, vogais: I, E, A, O, U.
A, canto, fenda... Percepção mais aguçada.

Experimentações (pernas) : Flexões, extensões, abduções e aduções. Liberdade x padronização. Interrogação. Corpos Dóceis, Foucault.


Referências:

FERNANDES, Ciane. O corpo em movimento: o sistema Laban/Barteniejj na formação em artes cênicas. São Paulo: annablume, 2002. p. 52 - 54.

Leitura para próxima aula [1]: Treinamento na Dança: Visões Mecanicistas e Holísticas. Dianne Woodruff. Tradução: Leda Muhana.

[1] Para ler o texto, acesse: http://www.teatro.ufba.br/gipe/files/cadern_02.doc, p. 31 - 41.

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